APRESENTAMOS FRANCISCA & RITA
FUNDADORA E DIRETORA-GERAL DA SOMA
Atualmente, a SOMA é a única infraestrutura existente para jovens mulheres aprenderem a surfar e, apesar de os recursos limitados e os papéis de género bem estabelecidos apresentarem os seus próprios desafios, a fundadora da SOMA, Francisca Sequeira, mantém uma visão positiva para o futuro.
Originária de Portugal, Francisca visitou as ilhas pela primeira vez como hospedeira de bordo em 2017, e desde então tem sido atraída de volta, com a convicção de que o surf pode ser um trampolim para muito mais em termos de autodescoberta, especialmente para as jovens raparigas. No entanto, embora o surf seja uma ferramenta poderosa, ela acredita que precisa de mais, daí o desenvolvimento da SOMA.
Pouco tempo depois, a também portuguesa Rita Xavier juntou-se a Francisca como Diretora Geral da SOMA. Juntas, as duas tratam das operações do dia a dia que mantêm a organização a funcionar, desde visitas a casas a recolhas de surf, até ajudar a desenvolver futuros programas dentro da SOMA.
A SOMA começou com a Francisca a bater às portas e a perguntar se as jovens que lá estavam queriam vir surfar com ela. Por sorte, a primeira porta a que bateu pertencia a Maura Selva.
VÊ O FILME PARA SABERES TODA A HISTÓRIA
"Vê-las decidir ir para a água e pegar nas suas pranchas de surf é muito transformador. É quando sinto que estamos a cumprir a nossa missão".